Manifestação em Coimbra<br> contra Processo de Bolonha

O Processo de Bolonha diminuirá a qualidade das licenciaturas, dizem os estudantes

Centenas de estudantes manifestaram-se em Coimbra contra o Processo de Bolonha e a política educativa do Governo, na tarde de quinta-feira. «Propinas e Bolonha: é tudo uma vergonha», «Acção Social não existe em Portugal» e «Bolsas sim, propinas não. Este Governo não tem educação» foram algumas das palavras de ordem entoadas em coro, num percurso entre a alta – de onde os manifestantes saíram às 19h – e a baixa da cidade.
Os estudantes reivindicam licenciaturas com o tempo necessário à transmissão de conhecimentos e aquisição das competências necessárias ao exercício da profissão, bem como a equivalência no mercado de trabalho dos actuais licenciados ao segundo ciclo de estudos de Bolonha (mestrado).
Para os manifestantes, a aplicação do Processo de Bolonha diminuirá a qualidade das licenciaturas e agravará as despesas dos alunos que pretendem uma formação que lhes permita aceder ao mercado de trabalho.
O presidente da direcção-geral da Associação Académica de Coimbra, Fernando Gonçalves, acusou o executivo de José Sócrates de «desnorte completo ao nível do ensino superior», alertando que o Processo de Bolonha tornará elitistas as universidades e os politécnicos. «Centenas de estudantes tiveram de abandonar o ensino por não terem condições económicas para estudar», declarou.
O protesto culminou num concerto na Praça 8 de Maio, com a actuação dos grupos Fitacola, Portal do Reggae e Dealema e de Manuel Pires da Rocha, membro da Brigada Victor Jara.


Mais artigos de: Juventude

Novo cartão, organização activa

A JCP, na preparação do seu 8.º Congresso, está a distribuir o seu novo cartão de militante. Como diz Paulo Marques, o objectivo é contactar todos os membros.

PSP impede pintura de murais

Militantes da JCP foram impedidos de concluir um mural em Linda-a-Velha, em Oeiras, na noite de sexta-feira, apesar da legalidade da pintura.

Festa em Lisboa

Cerca de cem pessoas participaram no convívio que a Organização Regional de Lisboa da JCP organizou na noite de sábado, na Junta de Freguesia de Alcântara. As bandas Unreflected e Daza Cominatcha animaram a festa. Ricardo Guerra, dirigente da JCP, falou sobre a importância e o significado do 8.º Congresso, das...

Fecho de colégio da Casa Pia contestado

Estudantes, encarregados de educação e funcionários do Colégio de Santa Clara, da Casa Pia de Lisboa, protestaram contra o encerramento da instituição, na semana passada.

Pela continuação das escolas de Manhouce e Mata

Pais e alunos das escolas de Manhouce e da Mata, em Santa Maria da Feira, manifestaram-se em frente à Câmara Municipal contra o fecho das instituições, no dia 25 de Abril. Depois do protesto durante a sessão solene promovida pela autarquia em comemoração da Revolução de Abril, os manifestantes colocaram um cadeado nas...

«Correr com o Racismo» no dia 27

A 12.ª Corrida da Tolerância ou «Correr com o Racismo», como é habitualmente designada, realiza-se no próximo dia 27, em Lisboa. Organizada pela Interjovem e pela União de Sindicatos de Lisboa, a prova tem como objectivo promover a igualdade de direitos.A corrida tem três pontos de partida, conforme a distância que os...